É NORMAL A INSEGURANÇA NO INÍCIO DA CARREIRA JURÍDICA?

por Tatiana Spagnolo 17 novembro 2022 às 20:33

É NORMAL A INSEGURANÇA NO INÍCIO DA CARREIRA JURÍDICA?

Vou iniciar essa reflexão com a seguinte frase de Winston-Churchill:  "Os seus maiores medos são criados pela sua imaginação. Não ceda a eles".

 

Tenho observado nas minhas mentorias, que uma das principais "crenças limitantes" dos jovens profissionais do direito é o "medo" gerado por uma hipotética "insegurança".

 

Me refiro a "hipotética insegurança" pois, no meu entender, isso é apenas a "imaturidade profissional". Normal em qualquer nova atividade profissional.

 

Claro que essa imaturidade não desaparece de um dia para o outro, é um caminho a ser percorrido.

Ocorre que essa "insegurança", acaba atrapalhando muito esse jovem, pois o impede de perceber e se dar conta quando surgem diversas oportunidades de evolução e crescimento profissional.  Acaba sendo a trava para uma carreira de sucesso.

É como se essa insegurança "congelasse" o crescimento e a evolução do jovem profissional do direito, que não consegue se ver livre dessas amarras que ele mesmo colocou em si.

Como referi antes, existem comportamentos sabotadores que acabam o impedindo de alcançar os resultados pretendidos. Na verdade, você é seu maior problema, e é você quem impede de realizar os seus próprios sonhos. Como exemplo de comportamentos sabotadores, podemos citar a procrastinação e a autocondescendência, dentre outros. Aqui, reside a importância do AUTOCONHECIMENTO, pois essa "insegurança", esse "medo" , parafraseando Churchill, foram criados pela sua imaginação. A partir do momento que você conseguir entender esses medos e inseguranças, vai conseguir vencer esses obstáculos e estará adquirindo uma maturidade profissional, cada vez maior.

Por meio do autoconhecimento você pode criar hábitos que combatam esses comportamentos sabotadores, o que permitirá identificá-los e relegá-los à insignificância, até que desapareçam da sua vida. O autoconhecimento é a melhor forma de você trabalhar a sua ansiedade e o grau de exigência sobre si mesmo, fatores que, não raro, desencadeiam a insegurança. Uma pessoa muito ansiosa não consegue notar seu crescimento profissional e seus pontos fortes, por exemplo. Quem é muito exigente consigo, acaba sempre acreditando que executou uma tarefa de forma insatisfatória.

E como enfrentar isto? Existem diversos mecanismos para se identificar e intensificar seu autoconhecimento. Um deles é o que aplico na minha mentoria, onde oriento na elaboração de tarefas e exercícios que irão clarificar suas fortalezas e o seu estilo pessoal, que poderão fazer de você uma pessoa exclusiva e de muito sucesso.

 

E pra finalizar, mais uma sábia frase de Winston-Churchill: "O medo é uma reação. A coragem é uma decisão".

Categoria: Posts
Tags: